CHRISTUS BABY

2012



Crie glitters aqui!


A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus FELIZ 2012!!!
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender" (Augusto Cury)

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É Brincando que se adquiri conhecimento!

BLOG - Cristiângela Ribeiro Soares

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Christus Baby

domingo, 5 de fevereiro de 2012

PROJETO: 
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS PARA A EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO NUM ENFOQUE PSICOPEDAGÓGICO.
 
PROFª. ESP. MARIA ELIENE SILVA MELO

APRESENTAÇÃO:
Este projeto te a finalidade de apresentar propostas para um bom desenvolvimento psicomotor,proporcionando ao educandor algumas capacidades básicas para que seu aluno tenha um bom desempenho escolar.

JUSTIFICATIVA:
Por acreditar que a psicomotricidade auxilia e capacita melhor o aluno para uma melhor assimilação das aprendizagens escolares,procuramos trazer os seus recursos para dentro da sala de aula,tanto no âmbito da educação quanto da reeducação.

"Sem  a curiosidade que me move,que me inquieta,que me insere na busca,não aprendo nem ensino".
Paulo Freire


OBJETIVOS
GERAL:
Preparar profissionais da área educacional numa significativa abordagem técnica e prática.Proporcionando ao educador condições de organizar o ambiente escolar com atividades lúdicas que favoreçam respostas mais adequadas dos seus alunos no processo ensino aprendizagem.
ESPECÍFICOS:
Fornecer aos profissionais fundamentos conceituais no campo da psicomotricidade e educação infantil.
Promover na àrea de educação infantil a formação de educadores, numa perspectiva de análise reflexiva dos problemas de aprendizagem e suas relações,bem como o fundamento teórico acerca da prática de ensino na Educação Infantil. 

PROBLEMA:
A criança nos dias atuais, parece mais esperta e se desenvolve antes do tempo previsto.Porém apresenta diferentes formas de ansiedade,de medos e de insegurança com as quais o educador tem que estar preparado para lídar.Temos,hoje,educandos com características próprias de uma era tecnologicamente desenvolvida;mas temos,também,grande número de crianças imaturas e com dificuldades motoras que necessitam suprir as defasagens para o desenvolvimento de suas potencialidades como pessoas.E para isso,elas precisam ser vistas sob as dimensões corporal,afetiva e cognitiva.


".. a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso,indispensáveis à prática educativa''.
J. Piaget 

EQUIPE DE PROFESSORES PARTICIPANTES 
1. Coordenação Pedagógica 
  • Dariely de Carvalho Monte Amaral
  • Maria Eliane da Costa Macêdo
2. Educação Infantil
  • Janaína Maria
  • Ravena
  • Kamila
  • Samara Ferro
  • Neide Enos
  • Rayra
  • Sandra Ferro
  • Mara
  • Cristiângela Ribeiro
  • Solange Alves
  • Remédios Freitas
  • Jarcira Silva
  • Helena Araújo
3. Ensino Fundamental I
  • Eliete Alves
  • Elis Regina
  • Marconni Soares
  • Verônica Lustosa 
4. Psicóloga e Psicopedagoga

  • Anne Heracléia
" A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano." 
                                                  J. Piaget                                   


I ETAPA DO PROJETO
APRESENTAÇÃO DOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO

EDUCADORA:ELIS REGINA
 TEORIA DE MONTESSORI
 

Maria Montessori
*1870 Itália
+1952
Liberdade, atividade, vitalidade, individualidade, auto confiança. Humanista, individual. Crianças
excepcionais. Materiais didáticos e mobílias apropriadas.Estágios: de 3 em 3 em anos. Contras: método individualizado, diferente de Freinet educação voltada para a vida.Pós: abriu a porta para as mulheres ingressarem numa profissão. 

 


EDUCADORAS: JANAÍNA E RAVENA
TEORIA DE VYGOTSKY
 
Lev Vygotsky
*1896 Rússia 

+1934
Ser histórico, linguagem Humanista, abordagem sócio-cultural. Desenvolvimento e aprendizagem se dá através da interação social, o bom ensino é o que se incide na zona proximal real proximal potencial, conhecimentos múltiplos. Professor é intermediário. Zonas e jogos. Contras:O desenvolvimento e aprendizagem não depende da maturação, não se refere as aspecto afetivo. 
  
 
EDUCADORAS:SAMARA E SOLANGE
TEORIA DE WALLON



  Wallon 
Aprendizagem emocional Humanista. Habilidade ligada ao emocional. Fazer o que gosta. Importância do outro, potencial afetivo, relacionamento professor – aluno, apsicogênico é a da pessoa completa, afetivo, cognitivo e o motor, prioriza o emocional.
Contras: Teórica muito complexa. 



EDUCADORA: NEIDE ENOS
TEORIA DE PESTALOZZI
 
Joahnn Heinrich Pestalozzi
*1746 Suíça
+1827

Escola do trabalho. Comportamentalista. Educação natural segundo o desenvolvimento da criança, meio para a reforma social. Método de observação, linguagem, época de aprender não é a época de julgamento e critica, ensino do simples gradual, tempo para dominar o conteúdo, ensino é o alvo par ao desenvolvimento, respeito a individualidade, o ensino deve aumentar os poderes da inteligência , saber-poder, aprendizagem-conquista da técnica, relação professor-aluno de amor, a instrução deve ter uma finalidade. Respeito às diferenças individuais e as etapas do desenvolvimento natural das crianças, introduziu os novos recursos da didática. Contras: Época de aprender não é época de julgamento e crítica.
 

EDUCADORA: ELIETE
TEORIA DE ROUSSEAU 

Jean Jacques Rousseau
* 1712 Suíça
+ 1778
 Prática educacional, junto à criança, deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta. Ele também chamou a atenção para as necessidades da criança e as condições de seu desenvolvimento.
      Como conseqüência, a criança não podia ser mais entendida como um adulto em miniatura. E se a criança era um ser com características próprias, não só as suas idéias e seus interesses tinham de ser diferentes dos adultos; também o relacionamento rígido mantido pelos adultos em relação a elas precisava ser modificado.


 
EDUCADORA: HELENA 
TEORIA DE FREINET 


Celestin Freinet
*1896 França
+1966 

 Liberdade, autonomia, trabalho, coletivo social Não-diretivo, educação pelo trabalho, social coletivo, humanista social, construtivismo. Aulas passeio, imprensa cantinhos de pesquisa, registros – centros de interesses. Diferente de Montessouri: coletivo e a educação voltada para o trabalho.


EDUCADORAS: JARCIRA, MARA E RAYRA
TEORIA DE JEAN PIAGET