CHRISTUS BABY

2012



Crie glitters aqui!


A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus FELIZ 2012!!!
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender" (Augusto Cury)

*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`**♥*´¯`*.¸¸.*´¯`**♥*´¯`*.¸¸.*´¯`**♥*´¯`*.¸¸.*´¯`*

É Brincando que se adquiri conhecimento!

BLOG - Cristiângela Ribeiro Soares

ESTADOS E CIDADES ONLINE NO MOMENTO


free stats

Christus Baby

domingo, 5 de abril de 2009


1_2.gif



Turma de Pós Graduação de Psicopedagogia -CHRISFAPI

Professora Aida
Psicopedagoga




Aula sobre :


Classificação de brinquedos


O Sistema ESAR

Este método específico de análise de brinquedos e jogos foi elaborado pela psicóloga canadense Denise Garon em 1982, auxiliada, posteriormente, por Rolande Filion e por Manon Doucet.

O sistema de classificação ESAR* segundo sua autora, apresenta-se como um esquema de análise para avaliar a contribuição psicológica e pedagógica dos acessórios das brincadeiras que as crianças têm habitualmente à mão. Este esquema se estrutura de acordo com as etapas de desenvolvimento, desde a infância até a idade adulta. O método, embora conte com várias influências teóricas foi elaborado, principalmente,com base na abordagem piagetiana e apresenta-se em várias facetas do brincar.

A primeira faceta descreve a evolução das formas lúdicas fundamentais e a palavra *ESAR é composta precisamente a partir da primeira letra da palavra que identifica cada uma das categorias desta faceta :

E para o jogo/brincadeira de Exercício que surge desde primeira idade a partirdegestos e movimentos sensoriais e motores.

S
para o jogo/brincadeira Simbólica onde ocorre a representação de um objeto por outro, a simulação e o faz de conta.

A
para o jogo/brincadeira de Acoplagem/Montagem onde peças agrupadas passam a fazer parte da construção de um todo com novo significado.

R
para o jogo/brincadeira com Regras simples que se iniciam a partir dos 4 anos podendo, a partir dos 7 anos, se tornar mais complexas e vindo a tomar uma forma cada vez mais elaborada na adolescência e na idade adulta.

A classificação I.C.C.P.* foi elaborada pelo Centre National d’ lnformation sur le Jouet - C.N.I.J.(Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo) e o International Council of Children’s Play - I.C.C.P (Conselho Internacional do Brincar) em 1981, a partir de observações práticas de psicólogos, educadores e pesquisadores, sob orientação do psicólogo francês André Michelet.
A partir de um extenso estudo sobre a contribuição de brinquedos e jogos no desenvolvimento da criança, o I.C.C.P.
Criou uma classificação Psicológica e uma classificação por Famílias de brinquedos, avaliando, entre outros critérios, seus valores:


• funcionais:
em que medida o brinquedo se adapta a criança na forma e no tamanho;
• experimentais:
o que a criança pode fazer com o brinquedo;
de estruturação:
como o brinquedo contribui para a estruturação da personalidade da criança, possibilitando o desenvolvimento da área afetiva;
• de relação:
a forma pela qual o brinquedo ou jogo facilita o relacionamento com outras crianças ou adultos.



Classificação ICCP por famílias de Jogos:

Atividades Sensório-motoras
Atividades Físicas
Atividades Intelectuais
Representação do Mundo Técnico
Afetividade
Atividades Criativas
Relações Sociais